Os exames funcionarâo como porta de entrada para o atendimento no SUS.
A partir desta terça-feira (01), todas as farmácias do Brasil estão autorizadas a realizar exames para diagnosticar doenças. A lista soma mais de 40 análises, como colesterol, hepatite, vitamina D, HIV e dengue. Para realizar os exames, a farmácia deverá ter uma sala própria e profissionais especializados.
Para os consumidores a mudança é vantajosa por conta do fácil acesso aos estabelecimentos e a rapidez dos resultados dos exames. Conforme dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, (Abrafarma), atualmente cerca de 6 mil farmácias brasileiras já podem realizar estes exames.
“Realizamos 20,7 milhões de testes de covid e identificamos que pelo menos 10% dos casos eram graves o suficiente para encaminhamento ao hospital. Além disso, capacitamos cerca de 20 mil farmacêuticos para esses serviços”, revela Sérgio Mena Barreto, diretor-executivo da Abrafarma.
A iniciativa funcionará como uma porta de entrada para o Sistema Único de Saúde. As farmácias irão realizar os exames em caráter de triagem, é necessário que o paciente leve o resultado do exame até um médico, que indicará os próximos passos para seguir com o tratamento.