Marta imortalizada na FIFA: prêmio de gol mais bonito do futebol feminino leva seu nome

Marta imortalizada na FIFA: prêmio de gol mais bonito do futebol feminino leva seu nome

Marta foi a primeira atleta, tanto entre homens quanto mulheres, a ser imortalizada na premiação de melhores do mundo enquanto ainda está em atividade

A FIFA anunciou nesta segunda-feira (15) que, a partir da próxima edição, o prêmio FIFA The Best contará com um novo troféu: o Prêmio Marta, que destacará o gol mais bonito da temporada no futebol feminino.

Este ano, o evento ocorreu em Londres, destacando o Brasil e homenageando Marta. Além de ter sido eleita seis vezes a melhor do mundo, a camisa 10 da seleção brasileira agora terá seu nome no troféu destinado ao gol mais bonito no futebol feminino.

Na edição atual, a seleção brasileira conquistou o Prêmio FIFA Fair Play, que reconhece o espírito esportivo de um atleta, clube ou seleção, destacando a luta contra o racismo com o Canarinho. Além disso, o brasileiro Ederson, do Manchester City, recebeu o prêmio de melhor goleiro. Vinicius Junior, do Real Madrid, foi incluído na seleção dos melhores em 2023, e Guilherme Madruga, anteriormente no Botafogo-SP e agora transferido para o Cuiabá, conquistou o Prêmio Puskás com o gol mais bonito da temporada.

Marta foi a primeira atleta, tanto entre homens quanto mulheres, a ser imortalizada na premiação de melhores do mundo enquanto ainda está em atividade. Atualmente, ela joga pelo Orlando Pride, nos Estados Unidos. “Esta homenagem é, sem dúvida, uma grande motivação para continuarmos buscando evoluir, pois sempre há algo novo a aprender. E, em um ano de Olimpíadas, quem sabe não jogar mais uma Olimpíada. Depois, terei a resposta se continuarei ou não, mas estou muito feliz”, afirmou Marta durante a cerimônia do The Best.