De acordo com o levantamento, 60% dos moradores de São Paulo afirmam que deixariam a cidade se tivessem a oportunidade.
Na terça-feira (23), foi divulgada a pesquisa “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida 2024”, realizada pela Rede Nossa São Paulo, em parceria com o Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica. Com o objetivo de apresentar um panorama detalhado da percepção dos moradores da cidade em relação a diversos aspectos, incluindo qualidade de vida, administração pública, investimentos municipais e transparência do poder público.
Entre os principais pontos revelados pela pesquisa, destaca-se o fato de que 60% dos moradores de São Paulo afirmam que deixariam a cidade se tivessem a oportunidade. Em relação à qualidade de vida, 30% da população avalia que houve melhoria nos últimos 12 meses, embora 22% acreditem que piorou.
O estudo também evidencia a falta de engajamento político entre os paulistanos, com 65% dos moradores admitindo não se lembrar em quem votaram para vereador em 2020 e a mesma porcentagem afirmando não ter interesse em participar da vida política da cidade.
Outro aspecto crítico é a avaliação da administração municipal, onde apenas 17% consideram-na boa ou ótima, enquanto 38% a classificam como ruim ou péssima. A pesquisa revela que a geração de empregos é a prioridade para 68% dos entrevistados, seguida pela redução das desigualdades sociais e combate ao preconceito.
Quanto aos investimentos da prefeitura, 74% dos moradores acreditam que há pouco ou nenhum investimento em seus bairros, apesar de uma leve melhora na percepção em algumas áreas específicas. A transparência do poder público também é alvo de críticas, com 87% dos entrevistados considerando a administração municipal pouco ou nada transparente em relação à divulgação de informações sobre gestão, metas e prestação de contas.
No âmbito legislativo, apenas 9% dos moradores avaliam a Câmara dos Vereadores como ótima ou boa, destacando um cenário de insatisfação generalizada com a atuação dos representantes municipais.
Acesse a pesquisa completa no link: Nossa São Paulo