Presidente Lula discursa na 78º Assembléia da ONU

Presidente Lula discursa na 78º Assembléia da ONU

O presidente do Luis Inácio da Silva falou sobre crise climática e desigualdade 

Nesta terça-feira (18), aconteceu a 78º Assembléia Geral da Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque. Evento  que reúne  190 representantes de países para discutir sobre questões importantes para o futuro do planeta, como definições de políticas públicas e metas de desenvolvimento sustentável dos países participantes. 

Tradicionalmente o representante brasileiro é o primeiro a discursar nas assembléias da ONU, costume adquirido em 1940. Em 2023, o tema do debate foi  “Reconstruir a confiança e reacender a solidariedade global: acelerando ações para a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável rumo à paz, prosperidade, ao progresso e à sustentabilidade para todos”. Lula fez seu oitavo discurso na ONU desde 2003, quando cumpriu seu primeiro mandato como presidente da república.

“Volto hoje para dizer que mantenho minha inabalável confiança na humanidade. Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perda e sofrimento aos nossos irmãos, sobretudo aos mais pobres”, declarou Lula durante o discurso na Assembléia da ONU. 

“A fome, tema central da minha fala neste Parlamento mundial 20 anos atrás, atinge hoje 735 milhões de seres humanos que vão dormir esta noite sem saber se terão o que comer amanhã. O mundo está cada vez mais desigual. Os dez maiores bilionários têm mais riqueza que os 40% mais pobres da humanidade”, completou Lula.

Durante o sábado (16), Lula se encontrou com empresários e autoridades estrangeiras, quarta-feira (20) se encontrará com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky e depois será recebido por John Biden, presidente dos Estados Unidos, com quem lançará uma iniciativa global de promoção do trabalho docente.