A expectativa é que o novo programa alcance a marca de mais de 500 mil cirurgias
Segundo o Ministério da Saúde, cinco estados brasileiros podem zerar a fila de cirurgias do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os estados estão: Tocantins, Sergipe, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul.
Conforme as informações divulgadas, até o mês de outubro de 2023, 350 mil cirurgias foram feitas no Brasil, sendo mais de 70% da meta do Programa Nacional de Redução de Filas.
Sendo considerado um dos maiores desafios do SUS, o Ministério acredita que o novo programa irá reduzir a espera de pacientes por procedimentos que ficaram parados, inclusive, por conta da pandemia covid-19. O investimento anunciado pelo Governo Federal em fevereiro do ano passado é de R$ 600 milhões.
A expectativa é que o novo programa alcance a marca de mais de 500 mil cirurgias, abrangendo procedimentos como a retirada da vesícula biliar, retirada do útero, cirurgia de hérnia, cirurgia de catarata e remoção de hemorróidas. O programa tem uma duração inicial de um ano, com a possibilidade de prorrogação por um período igual. Essa medida visa não apenas atingir as metas estabelecidas, mas também proporcionar um impacto duradouro na redução das filas de cirurgias no país.