Lula fará solenidade em Brasília junto de Rodrigo Pacheco, Arthur Lira e Luis Roberto Barroso
Nesta segunda-feira (8), completa um ano dos atos antidemocráticos, invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF), feito por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que, à época, não aceitaram a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em alguns locais, incluindo Brasília, serão realizados eventos para marcar este episódio. Lula, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); Arthur Lira (PP-AL) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, além de outras figuras políticas e representantes da sociedade civil e do Poder Judiciário estarão às 15h no Distrito Federal.
O evento, proposto por Lula, intitulado de “Democracia Inabalada”, tem como foco reafirmar a importância do regime democratico. Segundo a Agência Senado, “a intenção é relembrar o ocorrido para evitar novos episódios e mostrar a resposta da democracia”.
Para a solenidade, espera-se a presença de 500 pessoas, testemunhando a reintegração simbólica ao patrimônio público. Durante o evento, a tapeçaria “sem título” de Burle Max e uma réplica da Constituição Federal de 1988 serão restituídas. A obra de Burle Max passou por restauração e retornou ao Senado. Por sua vez, a réplica da Constituição foi recuperada, visto que havia sido furtada durante os atos de 8 de janeiro. O custo, referente às horas trabalhadas pelos profissionais e aos equipamentos de recuperação, totaliza R$ 483.082,98.
Em todo o país ocorrerão mobilizações para relembrar o ataque. Além de movimentos sociais e partidos políticos, centrais sindicais como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) chamaram entidades filiadas para realizarem as atividades.
Abaixo segue programação dos atos em todo país conforme a Agência Brasil:
Aracaju (SE) – 8h no calçadão da Rua João Pessoa, próximo ao Museu Palácio Olímpio Campos
Belo Horizonte (MG) – 16h, na Casa do Jornalista, na Avenida Álvares Cabral, nº 400, Centro.
Campo Grande (MS) – 17h, no sindicato Sintell, à Rua José Antônio nº 1682
Goiânia (GO) – 9h, Cepal do Setor Sul (Rua 15 com Rua Fued José Sebba)
João Pessoa (PB) – 15h, na Lagoa do Parque Solon de Lucena
Porto Alegre (RS) – 17h, no Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara nº 424
Recife (PE) – 10h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista
Rio de Janeiro (RJ) – 17h, na Cinelândia
Salvador (BA) – 9h, no Centro Administrativo, da Assembleia Legislativa (ALBA)
São Paulo (SP) – 17h, na Avenida Paulista, em frente ao Masp
Vitória (ES) – 16h30, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Américo Buaiz nº 205)