Pesquisa aponta que o uso de telas pode prejudicar o aprendizado dos alunos
O “Relatório global de monitoramento da educação” de 2023, divulgado nesta terça-feira (23) pela UNESCO, revela que o uso de aparelhos celulares na escola não melhora o aprendizado do aluno. O estudo relaciona o uso atual de celulares a queda no desempenho escolar, e que muito tempo usando as telas podem prejudicar a estabilidade emocional das crianças.
Conforme o relatório, a rápida mudança tecnológica da atualidade, pressiona a sociedade a se adaptar rapidamente a estas transformações. Essa agilidade pode atrapalhar a aplicação de métodos tecnológicos dentro das escolas, prejudicando o aprendizado dos alunos.
Em análise feita pelo estudo, foram monitorados 23 aplicativos de matemática de nível primário, foi observado que embora os alunos se concentrassem na memorização e na prática do conteúdo, através do aparelhos celulares, os estudantes não conseguiam desenvolver práticas mais avançadas.
“A revolução digital possui um potencial imensurável, mas, assim como foram feitas advertências sobre como ela deve ser regulamentada na sociedade, atenção semelhante deve ser dada à maneira como ela é usada na educação”, destaca Audrey Azoulay, diretora-Geral Unesco.
Acesse o relatório completo através do link.