Rei do futebol morreu na última quinta-feira (29/12) em decorrência de um câncer de cólon
Acontece nesta segunda-feira (02/01), o velório do Rei do Futebol, Pelé, no estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro, em Santos, no litoral de São Paulo. O início da cerimônia, que é aberta ao público, começou às 10h e segue até amanhã, terça-feira (03/01).
O corpo do ex-jogador, que faleceu na última quinta-feira (29/12), em decorrência de um câncer de cólon, diagnosticado em setembro de 2021, saiu do hospital Albert Einstein, na capital de São Paulo, durante esta madrugada e foi escoltado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar até o estádio.
Para que o corpo fosse preservado até o dia do enterro, foi feito o procedimento chamado de tanatopraxia, mais conhecido como embalsamento. O mesmo foi realizado em Augusto Liberato, o Gugu, enterrado seis dias após o falecimento, em novembro de 2019.
Aos fãs que desejarem se despedir do Rei do Futebol poderão entrar na Vila Belmiro pelos portões 2 e 3. Já as autoridades estão tendo acesso pelo portão 10.
De acordo com o portal G1, mesmo antes da abertura dos portões, pessoas que aguardavam na fila estavam esperando cerca de duas horas para se aproximarem do corpo de Pelé. Já no início desta tarde, a fila chegou a dois quilômetros de extensão.
A cerimônia, além de familiares e fãs, também conta com a presença de autoridades do esporte, atletas e ex- atletas, como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e ex-jogadores Zé Roberto e Elano, o campeão olímpico Rogério Sampaio e a ex-judoca Danielle Zangrando.
O presidente empossado no último domingo (01/02), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também é esperado na cerimônia juntamente com o vice Geraldo Alckmin (PSB) na terça-feira (03/01).
Após a cerimônia será realizado um cortejo pelas ruas de Santos, que passará pela Avenida Coronel Joaquim Montenegro (conhecida como Canal 6), onde vive a mãe de Pelé, Celeste Arantes.
O corpo de Pelé será sepultado às 12h no Memorial Necrópole Ecumênica que será restrito a familiares e convidados.