Fim do uso de maścaras no transporte público de São Paulo

Fim do uso de maścaras no transporte público de São Paulo

A medida que retira o uso obrigatório de máscaras de proteção, será publicada no próximo Diário Oficial do Estado, na sexta-feira (03/03).

O Governo do Estado de São Paulo decidiu acabar com o uso obrigatório de máscaras no transporte público. Em nota, o Governo afirmou que a decisão aconteceu após reunião com Comitê Científico, que indicou que o uso de máscara ainda é recomendado, principalmente para grupos de risco, porém o uso não é mais obrigatório.

“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo Comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, informou em nota o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

A medida está em conformidade com a postura adotada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que esta semana também anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em portos e aeroportos brasileiros.
A Secretaria de Saúde informa que, atualmente, o estado de São Paulo possui baixos índices de casos e internações por covid, e 90,7%  da população acima de 6 meses de idade está com esquema vacinal completo.