Teatro Vocacional no CEU Paraisópolis

Uma atividade gratuita para jovens e adultos, que ocorre uma vez por semana, até novembro, no CEU da comunidade.
vocaapresenta_1238624094Continuam abertas as inscrições aos interessados em participar do projeto ‘Teatro Vocacional’, no CEU Paraisópolis, para as turmas de quarta-feira e domingo.
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o programa foi criado em 2001, e visa incentivar o fazer teatral, com o intuito de formar ou orientar grupos de teatro amador na região. O termo vocação é usado no sentido de um desejo interno de transformação contínua, e não somente talento.
O projeto não é uma oficina e nem um curso básico de teatro com duração reduzida. O projeto consiste em desenvolver um trabalho contínuo de preparação para o “fazer artístico”. Isto significa que busca atender a todos os cidadãos com aulas, orientação de montagens e estímulo a ação, incentivando também os participantes a refletirem sobre ética e cidadania por intermédio da linguagem teatral.
“A nossa idéia é desenvolver um trabalho artístico em conjunto com os participantes, isto é, não iremos trazer algo pronto para ser feito, mas sim estimular a criação, tendo como resultado uma produção artística coletiva, em que os participantes são ‘co-autores’ do seu próprio desenvolvimento e também do desenvolvimento do grupo”, comenta Geraldine Quaglia, artista orientadora responsável por duas turmas do projeto no CEU Paraisópolis.
Além de aulas de iniciação encaminhadas para a formação de novos grupos, integram o projeto idas ao teatro e uma gama de outras atividades que possibilitam a troca de experiências entre os artistas da região e o acesso à elaboração de um pensamento estético conseqüente e autônomo.
O projeto teatro Vocacional é aberto para jovens e adultos, sem experiência em teatro, com alguma experiência, e para grupos de teatro já formados da região.
No CEU Paraisópolis ainda há vagas para as turmas de quarta-feira das 17 às 20 horas, especialmente criada para atender os maiores de 17 anos da comunidade, e para a turma de domingo das 14 às 17 horas, aberta para maiores de 14 anos. Grupos de teatro já existentes na região também podem buscar orientação dos artistas nestes horários.
A artista orientadora responsável pela turma de quarta-feira é a atriz, arte-educadora e diretora teatral Geraldine Quaglia. (Com experiência progressiva de 20 anos na área artística, já atuou em diversos espetáculos, tanto infantis como jovens e adultos, seriados de TV e em curtas-metragens. Desde 1994 trabalha na criação, coordenação e implementação de projetos culturais direcionados aos jovens, sendo que por este trabalho dirigiu espetáculos amadores e profissionais. É fundadora do Núcleo G&G, um grupo de teatro profissional, voltado a produzir peças teatrais para adolescentes e jovens. Formada em comunicação social atua também como jornalista.)
Os interessados em participar do Teatro Vocacional no CEU devem realizar inscrição de segunda à sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados e domingos das 11h às 17h, no núcleo cultural da sede do CEU Paraisópolis, ou aparecer na hora da atividade e fazer a inscrição diretamente com o artista orientador da turma.
As atividades do Projeto são gratuitas.
O CEU Paraisópolis também abriga o projeto DANÇA VOCACIONAL, que ocorre aos sábados, com turmas das 14 às 17 horas, para maiores de 14 anos, e das 17 às 19 horas, para mulheres maiores de 30 anos da região.
O CEU Paraisópolis é um espaço público, e deve ser ocupado pela comunidade.
(Rua Dr. José Augusto de Souza, telefone – 3291-2636).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.