Hoje aconteceu a abertura do Favela Cria, evento que reúne comunicação e criatividade dentro das periferias. O primeiro painel do evento contou com presença de Joildo Santos Ceo da Cria Brasil, Hugo Rodrigues, executivo da agência de publicidade WMcCann, Dilma Souza Campos, Ceo da agência Outra Praia, além do publicitário Joca Guanaes, Diretor de Convergência na DM9DDB.
A roda de conversa abordou questões sobre o mercado de comunicação e a necessidade de diminuir a distância entre as grandes agências e empresas de comunicação e as periferias, e a importância de diversificar o mercado com pessoas que possuem ideias e vivências diferentes, como mulheres, pessoas pretas e periféricas, por exemplo.
O painel de abertura, que teve como tema principal Comunicação de Impacto nas Favelas, contou com a participação do CEO do Grupo Cria, Joildo Santos, dos publicitários Joca Guanaes e Hugo Rodrigues, além de empreendedora Dilma Campos.
Os participantes falaram sobre suas trajetórias de vida, dificuldades e ascensão até os dias atuais, quando se tornaram comunicadores de sucesso.
Hugo Rodrigues, natural de Santos, hoje é o presidente do World Group para WMcCann, Aldeiah e Craft. Rodrigues passou por algumas profissões, tentou negócios na área de produtos de limpeza, trabalhou com colchões e somente aos 29 anos deu início a sua trajetória na publicidade, anunciando em sites de vendas de imóveis. Hoje, com mais de 33 mil seguidores nas redes sociais, ele informa e debate sobre os dados relevantes para a população. Economia, cultura, desigualdade etc.
Rodrigues ainda falou sobre como os usuários das redes sociais são bombardeados o tempo todo com informações que não são relevantes: “Nós não temos foco mais em nada. Três minutos depois que acabar a palestra, ninguém mais vai lembrar de nada. O Mark Zuckerberg não ta lembrando o que ele tá fazendo”, brincou.
Dilma Campos, que ficou conhecida pela atuação no programa infantil Castelo Rá Tim Bum, deu uma reviravolta na vida e saiu das artes para se dedicar ao marketing. Hoje é dona da Nossa Praia ESG, uma empresa que cuida do marketing regenerativo e ESG.
Há dez anos, começou a dar seus primeiros passos no empreendedorismo até ser a dona do próprio negócio: “A Nossa Praia começou na sala da minha casa. A família ficou sem onde comer por quase seis meses”, relembrou ela.
Já Joca Guanaes, publicitário, natural do Pelourinho (BA), apesar da também origem simples, sempre teve o incentivo da mãe para estudar e se tornar alguém na vida. Guanaes,que gosta de ser discreto em relação a suas causas e trabalhos, já participou de inúmeras campanhas contra o câncer, HIV e outras doenças. Trabalhou, inclusive, com Dilma Campos durante algum tempo e são superamigos.
Segundo ele, que usa óculos de grau, as realidades das periferias só foram mostradas com a ajuda de Gilson Rodrigues e Joildo Santos. “Eles colocam o óculos da realidade”, afirmou.
Confira alguns registros do primeiro painel: