Enem: estudantes alocados a mais de 30 km poderão fazer prova em dezembro

Enem: estudantes alocados a mais de 30 km poderão fazer prova em dezembro

Inep aplica as provas nos dias 5 e 12 de novembro.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram designados para realizar a prova em locais a mais de 30 quilômetros (km) de suas casas e não conseguirem comparecer na data da prova terão a opção de realizar o exame em uma data alternativa: nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou essa possibilidade na segunda-feira (30).

O Inep justificou a decisão, afirmando que a metodologia do Enem garante a comparabilidade das notas e igualdade de condições entre os participantes.

Na semana passada, os estudantes receberam informações sobre os locais onde realizarão o Enem 2023. Alguns deles expressaram preocupação com a distância entre suas casas e os locais de prova, o que poderia levar alguns a desistir de fazer o exame este ano.

As regras do Inep estabelecem que os locais de prova devem ser alocados a uma distância máxima de 30 km da residência indicada na inscrição. O Inep abrirá uma seção específica na Página do Participante para que aqueles que desejam a aplicação alternativa submetam seus pedidos, e o sistema receberá informações entre os dias 13 e 17 de novembro para análise.

Segundo o Inep, os casos de estudantes alocados a mais de 30 km de suas casas representam aproximadamente 1% do total, o que corresponde a cerca de 50 mil inscritos. Essas situações são mais comuns em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Inep