A nova prova oferecerá acesso a 13 mil vagas em universidade públicas do Estado de São Paulo.
Nesta segunda-feira (10), o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lançou o “Provão Paulista”. Trata-se de uma nova modalidade de vestibular que irá atender alunos da rede pública de educação no estado de São Paulo. A primeira versão da prova será aplicada pela primeira vez em novembro, e poderá ser utilizada para ingressar nas universidades estaduais já no ano letivo de 2024.
“O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho”, afirmou o governador a alunos durante a solenidade no Palácio dos Bandeirantes.
Segundo a Secretária Estadual de Educação, no primeiro momento, o acesso a vagas acontecerá através de acúmulo de notas obtidas nos últimos dois anos de Ensino Médio. Já em 2025, esta soma de notas acontecerá durante as últimas três anos.
A prova dará acesso a 13 mil vagas em faculdades estaduais. A Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) aceitaram o ingresso através do “Provão Paulista”.
A Secretária Estadual de Educação afirma que, além de ser uma oportunidade para os estudantes do Ensino Médio acessarem vagas nas universidades públicas, o vestibular irá avaliar o desempenho dos alunos da rede estadual de ensino e servirá como uma ferramenta contra a evasão escolar.