São Paulo registra madrugada mais quente do ano, segundo CGE

São Paulo registra madrugada mais quente do ano, segundo CGE

As médias de temperatura mínima esperada para dezembro são de 18,7°C.

De acordo com os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a madrugada desta quinta-feira (07) registrou as temperaturas mais elevadas do ano na cidade, atingindo uma média de 23,1°C. A temperatura absoluta mais alta foi registrada na estação meteorológica automática de Santo Amaro, Zona Sul, marcando 25,3°C. Anteriormente, a madrugada mais quente do ano ocorreu em 17 de novembro, com uma média de 22,5°C, enquanto a temperatura absoluta mais alta, registrada na estação meteorológica automática CGE, no Centro, foi de 25°C, também em 17 de novembro.

Segundo o meteorologista do CGE da Prefeitura de São Paulo, Michael Pantera, ao analisar as características do mês de dezembro, período em que se espera naturalmente temperaturas mais elevadas, somadas à influência do fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas da superfície do Pacífico Equatorial, é previsto que esse padrão se mantenha nos próximos meses, especialmente ao longo do verão, que se inicia no próximo dia 22 às 00h27. O El Niño já é considerado de forte intensidade e espera-se que atinja o pico entre este mês e janeiro.

As médias de temperatura mínima esperada para dezembro são de 18,7°C, enquanto a média da máxima é de 28,2°C. Nos primeiros sete dias do mês, a média da temperatura mínima está em 20,3°C, e a média da temperatura máxima atinge 31,8°C.

Fonte: Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas