Favela Cria: Moda e Criatividade nas Periferias

Favela Cria: Moda e Criatividade nas Periferias

Neste segundo dia do Favela Cria 2023, o evento abordou a moda e a criatividade das periferias. O primeiro painel teve como tema “Marketing de influência” e contou com a mediação de Joildo Santos, CEO do Grupo Cria e com participação de Rafael Coca, CEO da Spark, Flávia Rodrigues, influencer e presidente da Associação de Mulheres de Paraisópolis e Marc Tawil, estrategista de comunicação. O painel começou trazendo para os convidados um assunto do nosso cotidiano: as redes sociais.

Mesmo diante de um estilo de vida em que as pessoas não conseguem se desconectar de seus celulares, é preciso saber distinguir o que é real do que é ilusório nas publicações feitas pelos influenciadores da internet, como reforçou Marc Tawil: “não existe influência digital, existe influência real”.

Já para Flávia Rodrigues, ser influenciador digital é estar ligado a uma causa social. “Eu sigo as pessoas que para mim parecem reais, que se parecem comigo”. Ela destacou que marketing de influência é se perguntar se as pessoas que seguimos estão sendo reais, se aquele influencer está transmitindo a realidade que o seu seguidor também faz parte. 

Para Rafael Coca, apesar da mídia mostrar as redes sociais como “um lugar de glamour”, não se pode esquecer que ela é um meio de comunicação, onde as próprias pessoas podem ser meio de comunicação.

Cria Podcast Convida

No painel Cria Podcast Convida, a host do podcast produzido pelo Grupo Cria, Fran Rodrigues, bateu um papo com as jornalistas Letícia Vidica, apresentadora do programa CNN Plural, Gisele Alexandre, editora-chefe jornal Espaço do Povo e fundadora do podcast Manda Notícias, além de Mayara Penina, do podcast Conversa de Portão produzido pelo Nós Mulheres da Periferia.

O painel abordou questões que influenciam o desenvolvimento dos meios de comunicação de periferia, além da jornada das participantes dentro da comunicação. Além disso, as jornalistas deram dicas para quem quer começar a trilhar uma carreira na comunicação de periférica.

“A primeira dica é, crie redes. Se conecte com pessoas, com comunicadores que estejam produzindo em seus territórios, é estar em roles como esses, estar nesses roles, para se fortalecer e criar experiência”, disse Mayara Penina. 

Moda Cultura e Comunicação

No painel Moda, Cultura e Comunicação, a mediação foi feita pela jornalista Patrícia Favalle, da revista L’officiel Hommes, e contou com participação dos estilistas Amir Slama, criadora da Rosa Chá, Leandro Castro, promessa da nova geração da moda brasileira, e Marcus Rochah, criador da marca de Paraisópolis Mete a Marra, além da secretária municipal de cultura de São Paulo, Aline Torres.

Durante o bate-papo, cada participante pode contribuir com sua experiência tanto na cultura, quanto na moda, trazendo a possibilidade de conectar com o público presente que é possível desenvolver uma peça, mesmo não tendo condições financeiras. Aline Torres também contou sobre os projetos de fomento à cultura e sobre os equipamentos culturais da cidade de São Paulo.

O último painel que teve o tema “Quando a Moda Comunica?”, também mediado por Patricia Favalle, teve entre os convidados Jubba Sam, fundador da marca de roupas DOD, Jal Oliveira, ganhadora do prêmio estilista do ano em 2021 pela revista Glamour e proprietária da marca Jal Vieira Brand, primeira marca brasileira a assinar uma parceria com a Marvel, e Suéli Feio, co-fundadora do empreendimento Costurando Sonhos, de Paraisópolis, São Paulo. 

Jubba reforçou que a moda pode influenciar totalmente na autoestima de uma pessoa: “Eu costumo dizer, que a gente, em geral, é treinado para esconder os pontos fracos. Não aprendemos a nos olhar e dizer poxa, tá bem, e não estou no estereótipo que dizem que é o perfeito”, disse Jubba.

Após o último painel teve o lançamento da nova coleção de camisetas da Cria de Periferia, assinada pelo comunicador Thiago Simpatia, morador do Campo Limpo, zona sul de São Paulo. O segundo dia de evento foi finalizado com pocket show da cantora e influencer Marta Souza, cria de Paraisópolis.